Comemoraremos o Dia das Crianças no próximo sábado, dia 12 de outubro. Pensando nas comemorações desse dia especial e divertido, listei mais de 50 dicas para a sua festa infantil ser ainda mais animada e memorável para a criançada.
Confira também: A origem do dia das crianças
+ 50 Dicas para Festa Infantil
Independente de onde você for organizar uma festa para crianças (na escola, na igreja, em casa...), estas simples dicas irão te ajudar a organizar e decorar uma festa infantil animada e inesquecível para os pequenos. Confira as ideias a seguir:Decoração
Dica para economizar:
Se sua intenção é fazer uma festa infantil barata, a primeira dica é: Não faça festa com tema de personagens. Em vez de fazer uma festa com tema de personagem, que acaba saindo muito mais cara, opte por usar a criatividade e fazer uma festa com um conceito mais aberto, como: Floresta, circo, parque de diversões, sorvete, chuva etc.
Quanto mais colorido, melhor!Uma boa ideia é decorar com balões e bandeirinhas suspensas e coloridas. Aproveite também para criar um ambiente bem caprichado para as crianças tirarem "fotos malucas" e guardarem de recordação. Caso seja possível contar com a ajuda de outros adultos organizadores da festa, também é legal fazer maquiagens artísticas com tintas atóxicas, próprias para pintura facial. Crianças adoram fantasias e pinturas coloridas!
Exemplos de pinturas faciais
Exemplos de "Camarim" de "Foto Maluca"
Não cole nada na Parede!
Festa de criança precisa ser bastante colorida e você pode organizar uma belíssima festa colorida sem colar enfeites e cartazes nas paredes. É importante pensar no pós festa e em como será difícil tirar todas as coisinhas que foram coladas nas paredes, até porque fazer isso pode prejudicar a pintura.Lixo no lixo.
Não se esqueça de colocar lixeiras em todos os cantos de onde será organizada a festa. Mas não é porque é lixeira que precisa ser sem graça, não é mesmo? Você também pode decorar as lixeiras, tornando-as até mais perceptíveis e atrativas para que as crianças não se esqueçam de usá-las.Música:
Festa sem música não é festa!
É verdade que festa sem música não é festa, mas precisamos lembrar que o público alvo desta festa é a criançada, então escute previamente e com atenção as músicas que se serão tocadas na festa, para não correr o risco de dar play em músicas com letras ofensivas, obscenas, que não condizem com a infância ou mesmo músicas tristes e desanimadas. Lembre-se de que a festa tem a intenção de celebrar a infância, então evite fazer playlist de músicas com temas adultos, ok?Para facilitar ainda mais, listei nomes de cantores, bandas e projetos infantis para você usar em sua festa. Muitas destas músicas também servem para serem usadas em sala de aula. Confira a seguir, 37 dicas de cantores e bandas infantis:
Músicas infantis
- Palavra Cantada
- Banda Estralo
- Pequeno Cidadão
- Tiquequê
- Farra dos Brinquedos
- Hélio Ziskind
- Mamão e Papaia
- Adriana Partimpim
- "Zoró", do Zeca Baleiro
- "Tum Pá", dos Barbatuques
- "Em Cantos de Casa", da Badi Assad
- Música de Brinquedo
- Os Saltimbancos
- "Arca de Noé", de Vinícius e Toquinho
- Grupo Triii
- Fortuna
- Badulaque
- Grupo Cria
- Crianceiras
- OssoBanda
- Grupo Parampampam
- Grupo Éramos Três
- Rubinho do Vale
- “Música de Brinquedo”, do Pato Fu
- Rita Rameh e Luiz Waack
- Grupo Rumo
- Banda Trupicada
- “Histórias de monstros e outros bichos”, de Gui Calegari
- Bloquinho
- Banda Mirim
- Carrossel
- Xuxa só para baixinhos
- Patati e Patatatá
34. Aline Barros
35. Cristina Mel
36. Diante do Trono
37. Andréia Sorvetão
Brincadeiras:
Toda festa infantil também tem que ter jogos e brincadeiras, não é mesmo? Mas nessa hora é importante separar as crianças por faixa etária e ter adultos supervisionando, enquanto outros adultos lideram as brincadeiras.Para fazer essas brincadeiras super animadas nem é necessário gastar dinheiro, mas fica ainda mais interessante se valerem brindes para os vencedores, pois as crianças se sentirão estimuladas a participarem. Confira a seguir, 12 dicas de brincadeiras:
Quando o líder disser: “Morto”, todos ficarão agachados e, quando disser “vivo”, todos darão um pulinho e ficarão de pé. O grau de dificuldade vai de acordo com a velocidade e a variação de comando. Ganha a criança que conseguir ficar até o final sem errar nenhum movimento.
Coloque uma música para as crianças dançarem. Alguém para a música e grita: “estátua”. As crianças devem ficar paradas. Você pode também pedir para um adulto fazer gracinhas. Ganha a criança que se movimentar por último.
3. Passa Anel (faixa etária: acima de 4 anos)
As crianças devem ficar com as palmas das mãos unidas enquanto um adulto vai passando um anel de mão em mão. Ganha a criança que conseguir adivinhar em qual mão foi deixado o anel. A criança que acertar vai ser o próximo passador do anel.
4. Dança da bexiga (faixa etária: acima de 4 anos)
Façam duplas e sem as mãos os jogadores devem dançar equilibrando uma bexiga entre as testas. Ganha quem não deixar a bexiga cair no chão.
5. Batata quente (faixa etária: acima de 4 anos)
As crianças formam um círculo e ao centro uma criança fica com os olhos vendados. Um dos jogadores recebe uma bola e deverá passar para a criança ao lado, enquanto o objeto passa de mão em mão, todos cantam: Bata quente, quente, quente, quente... A qualquer momento da brincadeira o jogador vendado grita: Queimou! Perde quem ficar com o objeto na mão.
6. Amarelinha (faixa etária: acima de 4 anos)
Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’. Cada criança participa de uma vez jogando uma “pedrinha” ou outro objeto. Ganha quem chegar primeiro até o “Céu”.
7. Dança das cadeiras (faixa etária: acima de 5 anos)
Arrume as cadeiras em formato de círculo ou como uma fila colocando as costas de uma para outra. Colocar uma a menos da quantidade de crianças. Coloque uma música para tocar, e pare a qualquer momento. Os participantes devem sentar rapidamente. Perde quem ficar de pé.
8. Caça ao tesouro (faixa etária: acima de 5 anos)
Estabeleça equipes de acordo com a quantidade de crianças. No mínimo em cada equipe deve conter 3 crianças. Anote pistas em um papel e espalhe em áreas pré-definidas, sendo que cada pista deve trazer uma informação para que chegue até a próxima. Você pode criar pistas com grau de dificuldade de acordo com a idade das crianças.
9. Pega rabo (faixa etária: acima de 6 anos)
Divida as crianças em duas equipe. Distribua pedaços de pano e fitas identificando cada time pela cor, prenda no cós da calça de cada criança. Neste jogo as crianças devem correr umas atrás das outras, ganha quem pegar o maior numero de fitas do time adversário.
10. Cabo de guerra (faixa etária: acima de 6 anos)
Divida as crianças em duas equipes. Cada equipe deve segurar a ponta de uma corda. Demarque no chão uma linha e faça um nó na corda bem ao meio. Vence quem conseguir puxar a outra equipe para o seu lado.
11. Mímica (faixa etária: acima de 6 anos)
Divida as crianças por equipe. Cada criança deve representar algum animal através de mimicas. Ganha a equipe que conseguir acertar mais vezes.
12. Corrida do ovo (faixa etária: acima de 7 anos)
Antes da corrida, marque um ponto de largada e outro de chegada. As crianças devem atravessar de uma linha a outra segurando com a boca a colher, sobre a qual se equilibra o ovo (cozido) . Se o ovo cair, a criança deve voltar ao ponto de partida. Vence quem chegar primeiro sem derrubar o ovo no chão.
Outras ideias de brincadeiras para festas infantis:
Brindes e Lembrancinhas:
Brindes e lembrancinhas são essenciais para deixarem a festa com aquele gostinho de "quero mais", além de reforçarem as boas memórias vividas no dia da comemoração.Confira a seguir, algumas ideias de brindes e lembrancinhas baratas:
1 - Enfeite de mesa - Escolha uma lembrancinha que também sirva para decorar as mesas, mas que tenha alguma utilidade para as crianças usarem depois. Uma boa opção também é colocar um recipiente com muitos doces no centro da mesa.
2- Todo cuidado é pouco - lembre-se de ter cuidado para não presentear crianças muito pequenas com brinquedos que soltem peças ou tinta!
3- Lembrancinhas úteis - É sempre bom ganhar presentes e é ainda melhor quando esses presentes são úteis. As crianças, assim como os adultos, se lembram e valorizam mais as coisas que têm alguma utilidade para elas. Então, procure dar algo que possa agregar de alguma maneira e não só produzir mais lixo. Principalmente se as lembrancinhas forem feitas a mão, você não vai querer ver todo seu sacrifício e tempo serem jogados fora, correto? Então procure confeccionar ou comprar presentinhos que sirvam efetivamente, pelo menos como decoração.
Algumas ideias de brindes e lembrancinhas:
Gostou das dicas para festa infantil? Tem mais dicas para compartilhar? Deixe seu comentário!
Ótimas dicas. Adoro fazer temas personalizados, nada tradicional. Acho que fica mais exclusivo e fácil de decorar. Sempre com muitas cores.
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirEu adorei a dica 😊 as sugestões são maravilhosas
Adorei suas dicas! Trabalhei por um tempo com fotografia infantil e sei que pequenos detalhes fazem MUITA diferença. arrasou! ♥
ResponderExcluirQue legal , gostei das dicas , trabalho com crianças e ás vezes preciso de ideias para festas , achei bem interessante a primeira dica faz muito sentido e não deixa de ficar bonito ♡
ResponderExcluirNossa, quanta inspiração. Muito completo esse post. Pelo título pensei que seria apenas sobre temas, mas fui surpreendida. DEMAIS!!! Parabéns.
ResponderExcluir